Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matriz Curricular Formação de Professores Indígenas

Matriz Curricular do Curso Formação de Professores Indígenas

Publicado: Terça, 21 de Abril de 2020, 10h18 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 11h15 | Acessos: 370

O curso é composto por três etapas: (I) Formação geral; (II) Formação específica; e (III) Formação para integração das áreas.

I - Formação geral
Com duração de dois anos e carga horária de 1.320 horas, para estudo dos fundamentos e noções básicas (disciplinas pedagógicas e das três grandes áreas).

II - Formação específica
Com duração de dois anos e carga e carga horária de 840 horas,  para completar o estudo da formação geral e dos conteúdos específicos de cada grande área, de acordo com a opção de cada graduando.

São três grandes áreas:  (1) Ciências Humanas e Sociais – História; Geografia; Antropologia; Sociologia; Filosofia. (2) Ciências Exatas e Biológicas – Matemática; Química; Física; Biologia. (3) Letras e Artes – Língua Portuguesa; Língua Indígena; Expressão Cultural e Práticas Corporais.

III - Formação para integração das áreas
Com duração de um ano,  momento em todos os alunos indígenas da turma (por povo) juntar-se-ão novamente para discutirem os resultados dos trabalhos de pesquisas, de estágios, a elaboração e reelaboração do Projeto Político-Pedagógico das escolas indígenas, os Trabalhos de Conclusão de Curso e outras questões relevantes que forem surgindo ao longo do Curso.

Devido a sua estrutura curricular o curso possui três grades curriculares.

Humanas e Sociais
Exatas e Biológicas