O EVENTO

 

O II Encontro de Psicopedagogia acontecerá nos dias 23 a 25 de Novembro de 2011, nos Auditórios Alalaú e Jatapu, localizados na Faculdade de Educação (FACED) na Universidade Federal do Amazonas.

O evento, promoção do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial/NEPPD e do Programa de Mestrado em Educação - PPGE, visa a continuidade do processo de discussão e interlocução em torno da temática Aprendizagem x Psicopedagogia (dificuldades) na Universidade Federal do Amazonas.

Este evento que está em sua segunda edição, visa a consolidação da pesquisa e prática psicopedagógica na atualidade, constituindo-se como um espaço de discussão dos seguintes temas: pedagogia; psicopedagogia; psicomotricidade e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, mediante a divulgação das pesquisas e práticas realizadas no âmbito amazônico promovendo intercâmbio e debate científico e sócio-cultural.

Desta forma, temos a convicção da importância e necessidade de eventos como este, para contribuir na qualificação das práticas profissionais e estudantes na área da pedagogia/psicopedagogia.

Portanto, pretendemos reunir profissionais e estudantes não apenas da área da educação, mas de outros campos científicos que façam interface com a mesma nas suas estratégias de atuação, através da divulgação de projetos de pesquisa, ações educativas, produções acadêmicas e culturais desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento.

 

PÚBLICO ALVO

 

Comunidade acadêmica, profissionais da infância e da educação básica, Educadores, Pedagogos, Psicólogos, pais, conselheiros municipais, Ministério Público, redes de proteção à infância e adolescência e comunidade em geral.

 

OBJETIVOS

 

  •  Ampliar a interlocução e o intercâmbio do conhecimento científico oportunizando o diálogo entre colegas pesquisadores de diferentes instituições;
  •  Discutir as diferentes dimensões da pesquisa em Pedagogia; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.


TEMÁTICAS

  • Prática e Pesquisa em Educação;
  • Prática e Pesquisa em Pedagogia
  • Prática e Pesquisa em Psicopedagogia
  • Prática e Pesquisa em Psicomotricidade
  • Prática e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Obs. Os trabalhos deverão contemplar objetos de estudos relacionados à área da temática escolhida nas modalidades pesquisa, extensão e práticas em educação.

 

DATA PARA ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS

 

O prazo limite é 22 de outubro de 2011. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

 

MODALIDADES DE TRABALHO

 

Os trabalhos deverão ser inscritos em trabalho completo nas modalidades de Comunicação Oral ou Pôster. Caso extrapole o número de trabalhos inscritos e aprovados para Comunicação Oral, em relação ao número de salas disponíveis, a Comissão Organizadora encaminhará os trabalhos excedentes para a apresentação na modalidade de Pôster.

 

NÚMERO DE TRABALHOS E DE AUTORES

 

Cada participante inscrito poderá encaminhar até dois trabalhos científicos, na mesma modalidade ou em modalidades diferentes. Será aceito, no máximo, cinco autores em cada trabalho. Somente os autores inscritos no congresso receberão o certificado de apresentação do trabalho. Em caso de trabalho de múltipla autoria, pelo menos 50% dos autores deverão estar inscritos e presentes no evento.

Obs. Só receberá o certificado o candidato inscrito que comprovar 75% de freqüência.

 

ORIGEM E NATUREZA DOS TRABALHOS

 

Na modalidade de comunicação oral serão aceitos somente trabalhos de pesquisas concluídas. Em pôster, serão aceitos trabalhos de pesquisa e de extensão concluídos ou em andamento e relatos de experiência.

1. Apresentação em comunicação oral

Os trabalhos aprovados na modalidade de Comunicação Oral deverão ser apresentados por um dos autores, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão Científica. Cada participante terá um espaço de 10 (dez) minutos para apresentação. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.

Obs: não serão disponibilizados equipamentos de mídia, cabendo ao apresentados do trabalho providenciar seu próprio equipamento.

2. Apresentação em pôster

O pôster deverá ser fixado meia hora antes do horário previsto para apresentação, no número do painel indicado previamente pela comissão organizadora. A montagem e retirada do pôster é de inteira responsabilidade dos autores e não serão disponibilizados materiais para a sua fixação. O horário estabelecido para a apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor. Durante esse período o apresentador deverá ficar à disposição dos participantes e da Comissão Julgadora para os questionamentos e esclarecimentos. Em hipótese alguma será aceita a apresentação do pôster por pessoas que não sejam autoras do trabalho. É obrigatória a retirada dos pôsteres logo após o horário de exibição, pois a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela sua perda ou dano.

2.1. Normas gerais para confecção do pôster

Tamanho do pôster: Cada trabalho terá 0,90 cm (Largura) x 1,20 cm (Altura), em única página disponível para sua exposição. O Pôster poderá ser feito em uma única página (Banner).

Elementos do pôster:


1. Título do trabalho;
2. Nome e sobrenome dos autores (por extenso);
3. E-mail dos autores;
4. Nome da instituição financiadora do projeto ou organismos de apoio;
5. Justificativa do trabalho (importância);
6. Método: mostrar no mínimo os elementos fundamentais: fonte dos dados, instrumento e procedimentos;
7. Resultados obtidos e sua discussão (análise e interpretação);
8. Conclusão ou considerações finais;
9. Referências bibliográficas.

Obrigatório: Os autores devem afixar cartões contendo informações para que os interessados possam entrar em contato.

 

ACEITE DOS TRABALHOS

 

Serão aceitos somente os trabalhos que seguirem rigorosamente as normas estabelecidas e forem aprovados pela Comissão Científica do evento.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO

 

Identificar a modalidade:Pôster ou Comunicação Oral

Identificar a Área Temática:Indicar uma das áreas temáticas.

Título:Apresentar em caixa alta, justificado e negritado.

Nome dos Autores:Constar os nomes completos e sobrenomes em caixa alta, seguidos do nome da instituição à direita do título, e da agência financiadora. Sublinhar o nome do apresentador.

Texto:O texto deverá ter de 8 a 10 laudas, tamanho do papel A4, digitado em Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm, sem recuo para o parágrafo, alinhamento justificado e espaço simples, Programa Word 97-2003 (Windows XP). Apresentar a Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusões com os subtítulos em negrito, primeira letra maiúscula, alinhamento esquerdo.

Referências bibliográficas:Apresentar as referências conforme as normas da ABNT/agosto de 2000.

Notas de rodapé:Indicar a titulação dos autores, endereços e e-mails.

Observações:Os trabalhos que não atenderem as normas de apresentação e/ou problemas de ortografia, gramática e digitação não serão publicados nos anais. Portanto, os autores são responsáveis pela revisão da língua portuguesa do trabalho completo.