CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

 

Possui como objetivo formar, em nível de especialização, 900 Gestores Educacionais (diretores e vice-diretores) das escolas de educação básica das Redes Públicas de Ensino no estado Amazonas, e contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade e responsabilidade social.

O projeto, que está em vigor desde 2007, possibilita aos diretores e vice-diretores não somente a ampliação da reflexão de conceitos, técnicas e práticas fundamentais para a gestão democrática, mas também uma orientação política, de forma que estes gestores entendam tanto de questões sociais quanto de questões burocráticas, para que saibam delegar funções mais técnicas e possam dedicar-se mais às questões sociais, humanísticas, educacionais, e, especialmente, à gestão escolar, no sentido legítimo do termo.

Dentre outros objetivos específicos deste projeto, estão:

  • Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência na gestão da escola;

  • Propiciar aos gestores oportunidades para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar;

  • Analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação;

  • Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem afetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar.

 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Possui por objetivo formar, em nível de especialização, 400 Coordenadores Pedagógicos e/ou profissionais que exerçam função equivalente e integram as equipes gestoras das escolas de educação básica das Redes Públicas de Ensino no estado do Amazonas, visando a ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

Dentre os objetivos específicos do curso, estão:

  • Promover a reflexão sobre o trabalho pedagógico e gestão democrática que favoreçam a formação cidadã do estudante;

  • Possibilitar a vivência de processos de produção de conhecimento que busquem uma melhor compreensão da escola;

  • Estimular o desenvolvimento de práticas de coordenação do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar;

  • Contribuir para a reflexão da prática do coordenador pedagógico junto ao professor na realização do processo de ensino-aprendizagem;

  • Possibilitar o aprofundamento dos debates sobre a construção coletiva do projeto pedagógico, bem como da articulação, integração e organização das ações pedagógicas.