ESTRUTURA DO CURSO

 

O Curso é composto por:

a) uma etapa deformação geral, com duração de dois anos e carga horária de 1320 horas, para estudo dos fundamentos e noções básicas (disciplinas pedagógicas e das três grandes áreas);

b) uma etapa deformação específica, por três (3) grandes áreas: 1. Ciências Humanas e Sociais (História; Geografia; Antropologia; Sociologia; Filosofia); 2. Ciências Exatas e Biológicas (Matemática; Química; Física; Biologia) e 3. Letras e Artes (Língua Portuguesa; Língua Indígena, Expressão Cultural e Práticas Corporais), com duração de dois anos e carga horária de 840 horas;

c) uma etapa deintegração das áreas, com duração de um ano, momento no qual todos os licenciandos indígenas juntar-se-ão novamente para discutirem os resultados dos trabalhos de pesquisa, de estágio, os Trabalhos de Conclusão de Curso, o Projeto Político-Pedagógico das Escolas Indígenas de cada povo (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e outras questões relevantes que forem surgindo ao longo do Curso.

O Curso tem como eixos centrais a pesquisa e o Projeto Político-Pedagógico das Escolas Indígenas de cada povo.

 Objetivos

 Geral

• Formar, em nível superior, numa perspectiva intercultural e interdisciplinar, professores indígenas para atuar na 2ª etapa do ensino fundamental e no ensino médio, nas escolas indígenas, com habilitação plena nas áreas de Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Biológicas; Letras e Artes.

Específico

• Contribuir para o avanço do projeto político-pedagógico das escolas indígenas.

• Oferecer condições para que as escolas indígenas, através do trabalho educativo integrado dos professores e comunidades, possam promover o acesso aos saberes científicos historicamente construídos pela humanidade, bem como a valorização do patrimônio territorial, cultural e ambiental, propiciando um diálogo intercultural, a partir da lógica e valores de cada povo.

• Possibilitar aos professores indígenas um processo de formação que contribua para a construção de condições de promover em sala de aula o processo educativo que, fundamentado na sua cultura e na sua forma de pensamento, possa estar orientado para a melhoria das condições de vida, através da apropriação crítica de bens culturais e recursos tecnológicos advindos de outras sociedades.

• Promover ações que permitam a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

PERÍODOCÓDNOME DA DISCIPLINACRÉD.CARGA HORÁRIAPRÉ-REQUISITO
1 FPI001  METODOLOGIA DO ESTUDO 4 60  -
1 FPI002 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I 4 60  -
1 FPI003 LINGUAS INDIGENAS NA AMAZÔNIA 4 60  -
2 FPI004 LÍNGUA PORTUGUESA I 4 60  -
2 FPI005 PESQUISA E COTIDIANO DA ESCOLA INDÍGENA I 4 60  -
2 FPI006 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR I 4 60  -
2 FPI007 ANTROPOLOGIA I 4 60  -
2 FPI008 PENSAMENTO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO: DIVERSIDADE 4 60  -
2 FPI009 HISTÓRIA GERAL DOS ÍNDIOS NO BRASIL 4 60  -
3 FPI010 LÍNGUA PORTUGUESA II 4 60  -
3 FPI011 INTRODUÇÃO À LÍNGUA INDÍGENA 4 60  -
3 FPI012 FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA I 4 60  -
4 FPI013 EXPRESSÃO CULTURAL I 4 60  -
4 FPI014 ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA 4 60  -
4 FPI015 FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR II 4 60  -
4 FPI016 TÓPICOS DE FÍSICA 4 60  -
4 FPI017 TÓPICOS DE QUIMICA 4 60  -
4 FPI018 TÓPICOS DE BIOLOGIA 4 60  -
TOTAL     72 1080  -